top of page
  • Joyce Rodrigues

Papel das mulheres no Planejamento Patrimonial

Segundo um estudo da International Business Report (IBR) – Women in Business 2021[1], mais de 90% das empresas brasileiras entrevistadas declararam ter ao menos uma líder feminina.


Essa realidade possui reflexo direto nos arranjos das famílias, a forma que conquistam, acumulam e organizam o patrimônio familiar. Assim, vemos que o papel das mulheres no planejamento patrimonial das famílias está consolidado com forte tendência de crescimento.


Nós, da Katz Advogados, estamos atentos à tendência e relevante demanda que chega ao escritório, destacando que hoje, é muito comum recebermos consultas de clientes que buscam planejar a forma que seu patrimônio, bens e direitos estão organizados e serão transmitidos a seus descendentes.


Testamentos, doações, constituição de usufrutos, fundos exclusivos, previdência privada, constituição de holdings, Fundações e Trusts no exterior são algumas das muitas ferramentas disponíveis para a organização e planejamento patrimonial familiar à disposição das clientes.


Importante destacar que a utilização das ferramentas acima mencionadas deve ser personalizada para atender à situação particular de cada família, com vistas a evitar conflitos familiares, otimização do patrimônio e garantia de segurança jurídica.


Por fim, com o passar dos anos, a legislação e o posicionamento dos tribunais brasileiros mudam bastante, criando potenciais impactos tributários e sucessórios ao planejamento.


Dessa forma, ainda que sua família já possua um planejamento e organização patrimonial, é imperioso alertar sobre a necessidade de verificações preventivas para que a estrutura esteja sempre em linha com a atual legislação e jurisprudência.


[1] Grant Thornton – https://www.grantthornton.com.br/


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page